Se, para muitas pessoas, ter uma casa inteligente é coisa do futuro, para outras, o futuro é agora. A automação residencial está cada dia mais presente em casas e apartamentos, acompanhando as tendências atuais do consumidor, sempre interessado por novidades, conforto e praticidade. A seguir, vamos saber o que é automação residencial e como deixar a sua casa muito mais funcional com as novas tecnologias digitais.
O que é automação residencial?
A automação residencial pode ser definida como um conjunto de recursos digitais utilizados para simplificar e executar tarefas que, antes, só poderiam ser feitas manualmente.
Também é por meio da automação residencial que objetos e equipamentos podem funcionar automaticamente, apenas com o acionamento remoto do morador. Como exemplo, podemos citar:
- acionamento automático de cortinas, lâmpadas e ar-condicionado;
- monitoramento remoto da residência por meio de câmeras de vigilância e sensores;
- uso de fechaduras inteligentes;
- detectores de fumaça e de movimento;
- acionamento programado de cafeteiras elétricas ;
- irrigação espontânea de jardins;
- reaproveitamento da água da chuva;
- integração de ações: acender as luzes e ligar a cafeteira ao mesmo tempo, por exemplo.
A automação residencial é uma maneira eficiente de adequar um imóvel às preferências e aos hábitos da família, deixando a rotina mais prática, ágil, confortável, segura e muito mais agradável.
Diante de uma vida agitada que temos hoje em dia, contar com uma casa inteligente, que executa boa parte das nossas tarefas diárias é, sem dúvidas, uma grande ajuda, não é verdade?
A ideia da automação residencial é justamente tornar o nosso lar mais aconchegante, independente, simples e capaz de atender ao máximo as nossas necessidades e desejos.
Componentes básicos da automação residencial
Existem inúmeras formas de aplicar a automação residencial e essas tecnologias estão se expandindo à medida que a modernização ganha força no mercado. Contudo, existem aqueles elementos considerados básicos. Geralmente, é por meio deles que o proprietário inicia a transformação da sua casa. Alguns mais comuns são:
Reguladores de temperatura
Esses dispositivos conseguem adequar a temperatura da casa às variações climáticas, deixando o local mais quente ou mais frio, de acordo com as preferências dos moradores.
Iluminação inteligente
Com o acionamento automático, ou comando de voz, é possível ligar ou desligar as luzes da casa. Além de cômodo e prático, também é uma forma de reduzir o consumo e o desperdício desse recurso.
A iluminação inteligente também pode ser usada no jardim, na entrada da residência e em outros ambientes, criando cenários e situações de acordo com a necessidade da família.
Além de facilitar a visualização de percursos e de objetos, a iluminação também é um elemento decorativo se usado do jeito certo. E a automação pode ajudar muito quanto a isso.
Sistemas de segurança
A segurança é um dos objetivos mais buscados em um imóvel inteligente e pode ser alcançada com várias ferramentas.
Dentre elas, destacamos as fechaduras digitais, que excluem o uso de chaves, e as câmeras de vigilância via wi-fi, que permitem o monitoramento em tempo real, via smartphone.
Para completar o combo, temos os sensores de movimento e de abertura de portas e janelas, capazes de identificar comportamentos suspeitos no imóvel.
Cortinas e janelas automáticas
Sabe aquele momento em que você já está deitado, mas lembra que não fechou as janelas e as cortinas? Com a tecnologia smart é possível executar essa atividade sem sair da cama, apenas com um toque no celular.
Sistema de som
Tv, home theater, caixas de som e outros dispositivos musicais são facilmente acionados por meio de controles remotos e sensores digitais e podem distribuir o som por toda a casa.
Ligar ou desligar o aparelho, ajustar o volume e selecionar playlists são atividades facilmente executadas à distância, de qualquer cômodo e da forma que o proprietário desejar.
Leia também: Automação industrial: como tornar a indústria mais produtiva
Benefícios da automação residencial
Transformar uma casa comum em uma casa inteligente, capaz de realizar várias atividades praticamente sozinha, que torna a rotina mais simples e prática é, sem dúvidas, uma mudança que traz muitas vantagens.
A seguir, vamos detalhar os benefícios mais evidentes da automação residencial. São eles que estão atraindo novos adeptos todos os dias para esse mundo que mistura o real com o virtual. Confira:
Economia de energia e recursos
Além de simplificar a rotina, a automação residencial também contribui para a redução de custos e recursos, como água e energia elétrica.
Em relação à energia, a automação oferece meios de desligamento automático das luzes que, porventura, foram deixadas acesas pelo morador após sair de casa ou que estejam ligadas sem necessidade em determinado cômodo.
Temos também aplicativos que gerenciam o consumo energético de lâmpadas e eletrodomésticos, identificando aqueles que mais gastam neste quesito e permitindo um controle maior do desperdício.
Em relação ao consumo de água, podemos citar os sistemas de reaproveitamento de água da chuva para irrigar hortas e a irrigação automática de jardins, que mantém esses espaços verdes sem a necessidade do contato direto manual.
Há, ainda, os sensores de vazamentos, que identificam perdas recorrentes de água e facilitam a correção desses problemas, reduzindo o desperdício e os custos envolvidos.
Sustentabilidade
A sustentabilidade também é uma consequência positiva da automação residencial, muitas vezes, fazendo parte das consequências naturais da modernização, mesmo que esse não seja o seu objetivo inicial.
Como vimos, um dos pontos fortes da automação é o consumo racional e eficiente de água e energia elétrica, dois recursos naturais fundamentais no nosso dia a dia, sendo um deles, a água, não renovável.
Consumir menos energia e menos água, diminuir o desperdício e estimular o consumo consciente por parte dos outros integrantes da família são ações eficientes no cuidado com o meio ambiente.
Melhoria na segurança
Deixar a casa mais segura é um dos objetivos iniciais de quem resolve investir em automação residencial.
É uma prioridade fácil de compreender, se levarmos em conta que a maioria das pessoas passa o dia longe de suas residências, seja trabalhando ou estudando, e só volta para a casa à noite.
Há também aquelas famílias que, ao saírem de casa, precisam deixar os filhos, pets e pais idosos sozinhos ou em companhia de terceiros, o que reforça a necessidade de melhorar a vigilância do local.
E, claro, os altos índices de violência também são propulsores da busca por uma residência mais protegida e menos acessível aos perigos externos.
Existem vários recursos de automação residencial que aumentam a segurança de uma casa, como as câmeras de vigilância, os sensores que percebem a abertura de portas, portões, janelas e os movimentos do local.
Além disso, as fechaduras eletrônicas restringem o acesso de pessoas não autorizadas ao interior do imóvel, descartando o uso de chaves que também podem ser usadas indevidamente.
Maior conforto e conveniência
Quem não deseja uma casa confortável, acessível e cheia de utilidades? A automação residencial foi desenvolvida para proporcionar bem-estar aos moradores, além de facilitar a sua rotina, por vezes, sobrecarregada.
Chegar em casa e aproveitar o geladinho do ar-condicionado que foi ligado ainda enquanto você estava no trânsito, acordar e já ter um café prontinho para tomar, mesmo que você more sozinho, são benefícios proporcionados pela automação residencial que fazem toda a diferença no dia a dia.
E o que dizer da praticidade em saber a previsão do tempo enquanto se arruma para sair, escolher uma música enquanto cozinha, abrir as cortinas e aproveitar os raios de sol enquanto ainda está na cama?
Essas e outras comodidades proporcionam alegria e bem-estar, estimulam o cumprimento de hábitos saudáveis, ajudam a reduzir o estresse e dão mais leveza para um dia que, muitas vezes, é bastante desgastante.
Como iniciar com a automação residencial?
Ficou interessado e quer saber como automatizar a sua casa? Agora, vamos saber quais são as etapas necessárias para implementar um sistema de automação residencial e como você pode tirar esse sonho do papel. Confira:
Identificação das necessidades da residência
O primeiro passo é analisar a residência e identificar os pontos de melhoria. Aqui, as tecnologias adotadas devem ser adequadas às preferências e necessidades da família.
Para facilitar essa compreensão, pense naquilo que, para você, é prioridade no momento. Você pode escolher entre segurança, economia de energia ou, quem sabe, ganhar mais conforto e praticidade, por exemplo.
Pensar de forma modular, modificando um cômodo ou uma necessidade por vez, equilibra os custos com as inovações, sem esquecer o lado bom de toda essa modernidade.
Aqui, vale uma dica extra: defina o orçamento disponível para este investimento. Ou seja, quanto você está disposto a gastar para ter uma smart home, ainda que em estágio inicial?
A partir daí, você já pode seguir para a etapa seguinte, que é a escolha dos dispositivos de automação.
Escolha dos dispositivos de automação
Deixar a casa automatizada não significa acumular uma série de equipamentos digitais. Para que todos os recursos sejam fielmente aproveitados e cumpram o seu papel é preciso que eles sejam compatíveis entre si e, principalmente, com a plataforma de controle.
Alguns dispositivos são gerenciados por comando de voz, outros são controlados por aplicativos instalados no smartphone ou tablet e que podem ser reproduzidos em desktops.
Algumas ferramentas são mais específicas ou robustas e precisam de um gerenciamento mais eficiente, como uma central de controle.
A central de controle, como o nome sugere, concentra todos os dispositivos de automação, agilizando e facilitando a gestão desses recursos.
Instalação dos equipamentos de automação
O terceiro passo na automação residencial é a instalação dos dispositivos digitais. Aqui, vale destacar alguns pontos importantes, como a localização desses objetos. O ideal é que eles sejam integrados à decoração, garantindo o efeito estético previamente definido pelo proprietário.
Não é à toa que boa parte dos acessórios digitais apresentam uma aparência bonita e agradável. A estética é uma forma de transformá-los em peças decorativas, além de funcionais.
Outra dica é manter tais dispositivos em locais seguros, que não possam ser acessados indevidamente por crianças, por exemplo. O acesso descontrolado aumenta o risco de acidentes domésticos.
Vale lembrar que o processo de automação é contínuo e pode ser ampliado conforme as necessidades e os desejos dos proprietários. Na automação por etapas, por exemplo, você pode começar pela sala e depois migrar para a cozinha ou para o quarto e assim por diante.
Além disso, os recursos adotados costumam ser aperfeiçoados frequentemente pelos fabricantes, o que eleva sua eficiência e segurança. Por isso, é importante ficar sempre atento às atualizações disponíveis.
Cuidados com a automação residencial
A automação residencial tem muitos benefícios, é verdade. Mas, ela também está sujeita a riscos diversos, uma vez que está vinculada à internet, um espaço onde hackers e outras ameaças virtuais são comuns.
Para garantir a segurança dos aparelhos digitais e da residência, principalmente, é necessário criar senhas fortes e compartilhar esses dados de forma rigorosa apenas para pessoas selecionadas.
Outra dica é manter sistemas e aplicativos sempre atualizados. As empresas que desenvolvem esses recursos estão sempre aprimorando as funções, corrigindo problemas e investindo em segurança. Portanto, tire proveito de mais esse benefício.
Tendências e inovações em automação residencial
A automação residencial não é mais novidade em boa parte dos lares, mas a expectativa para o futuro é que esses mecanismos estejam ainda mais presentes nas residências de todo o país.
As inovações não param de surgir e se você já ficou encantado com todas as facilidades citadas ao longo desse artigo, vai ficar ainda mais admirado com as tendências de automação, como:
- Robôs que executam tarefas domésticas ou apenas fazem companhia ao morador;
- Refrigeradores com câmeras internas que permitem a visualização dos alimentos e facilitam a vida quem precisa fazer compras, mas não lembra do que já tem na geladeira;
- Colchões que monitoram o sono;
- Refrigeradores com controles automáticos de temperatura, excelentes para a conservação dos alimentos;
- Assistentes de voz cada dia mais eficientes e funcionais;
- Integração de dispositivos por meio de um simples smartphone ou outro aparelho móvel.
Essas e outras inovações são possíveis devido ao uso recorrente da Inteligência Artificial que, com suas inúmeras aplicações, está transformando as tarefas operacionais nos mais diversos ambientes, incluindo o residencial.
Conheça as soluções de automação residencial da Alkane
A automação residencial caiu no gosto das famílias brasileiras e, como pudemos perceber, construir uma casa inteligente é muito mais fácil do que se imagina, desde que haja um bom planejamento, organização e escolha correta dos elementos de automação. Se você deseja modernizar a sua casa ou apartamento, conheça as soluções de automação da Alkane e faça parte do grupo de pessoas que já se rendeu às muitas vantagens de uma smart home.
Categorias: Automação residencial