As chaves de segurança são indispensáveis no setor industrial, especialmente em indústrias que realizam operações de alto risco e precisam de um ambiente de trabalho seguro para os seus colaboradores. A seguir, saiba o que é chave de segurança e quais são seus benefícios e aplicações.
O que é e para que serve uma chave de segurança?
A chave de segurança é um dispositivo eletrônico criado com o objetivo de garantir a integridade física do operador durante o manuseio de máquinas e equipamentos industriais, aumentando a segurança da atividade e evitando acidentes de trabalho.
As máquinas que recebem uma chave de segurança ficam em constante monitoramento e, em caso de irregularidade ou alteração, ela trava ou desliga os equipamentos, evitando o agravamento da situação.
A chave de segurança é um dos itens previstos pela NR 12, norma regulamentadora que estabelece os cuidados para o manuseio de máquinas e outros equipamentos elétricos industriais.
Algumas definições da norma regulamentadora para chave industrial incluem:
- Duplo canal, também chamado de contatos redundantes, possibilita o funcionamento da máquina mesmo diante de alguma falha no sistema.
- Ruptura positiva, abertura mecânica do circuito, é utilizada quando acontece falha total no sistema, causada por falta de energia.
- Contatos normalmente fechados monitoram o status da porta de segurança. Em caso de abertura, o contato também abre, causando o desligamento automático da máquina.
- Interface de segurança é usada para monitorar a porta de segurança e executar, de fato, o processo de desligamento. Essa tarefa é realizada por um CLP (Controlador Lógico Programável) ou por um relé de segurança.
As chaves de segurança estão disponíveis em modelos diferentes. Conheça as características de alguns deles:
1. Chaves de segurança mecânicas
O modelo funciona de maneira similar a um cinto de segurança de um automóvel. Um atuador mecânico é anexado ao cabeçote da chave e, após o encaixe, a máquina segue em operação.
2. Chaves de segurança eletromecânicas
A versão eletromecânica possui uma bobina, que reforça o bloqueio da porta de segurança e impede a abertura em momentos inapropriados.
3. Chaves de segurança eletromagnéticas
As chaves eletromagnéticas possuem eletroímãs em sua composição, o que também facilita na hora de travar a porta de entrada.
Esses e outros modelos de chaves de segurança são disponibilizados pela Alkane, que possui em seu catálogo um dos maiores líderes mundiais em sistemas e ferramentas de segurança industrial: o Grupo Schmersal. Venha conferir!
Leia também: Como aumentar a eficiência energética na indústria?
Como funciona uma chave de segurança?
A chave de segurança reduz o risco de acidentes ocupacionais, propicia um ambiente de trabalho mais agradável para os colaboradores e diminui os custos da empresa com reparos, indenizações e outras despesas relacionadas. Mas, como isso acontece?
Uma das funções da chave de segurança é o monitoramento das máquinas em uso. O intuito é verificar se a porta de segurança está aberta ou fechada e realizar a tarefa contrária, fechando ou abrindo o dispositivo, diante de uma urgência.
O monitoramento da porta de segurança resulta no desligamento ou na retenção da máquina.
No desligamento, a máquina que está em operação tem suas atividades paralisadas, caso seja identificada alguma situação de risco para o operador.
O desligamento ocorre com a abertura dos contatos redundantes da chave que, por sua vez, desabilita os contatores de segurança e promove o desligamento automático da máquina.
A chave de segurança também trabalha com um sistema de retenção. Nessa modalidade, a porta não é aberta enquanto a máquina estiver em funcionamento.
Essa medida é muito aplicada em operações que não devem ser interrompidas, pois dificultam o acesso à máquina ativa e impedem o seu desligamento.
Aplicações das chaves de segurança na indústria
As chaves de segurança são usadas nos mais diversos equipamentos e segmentos industriais, mas de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada máquina.
Elas são fabricadas seguindo rigorosas normas de regulamentação, já que o seu objetivo é evitar situações de risco e garantir a integridade física dos profissionais.
As chaves de segurança são utilizadas em áreas e equipamentos críticos, que podem representar algum tipo de risco à integridade física das pessoas que frequentam o ambiente.
Prensas, equipamentos de transporte e dispositivos de montagem, por exemplo, utilizam as chaves de segurança com muita regularidade devido ao grande risco que oferecem aos seus operadores.
Leia também: Correção do fator de potência: o que é e como fazer?
Benefícios das chaves de segurança
A chave de segurança é um dispositivo de alta performance e de alto rendimento, com ótima durabilidade e acionamento simples. Confira outros benefícios da peça:
Redução de acidentes e lesões
As chaves de segurança foram desenvolvidas para aumentar a segurança de equipamentos industriais, reduzindo acidentes e lesões ocasionadas por falhas inesperadas e manuseio inadequado.
De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho, o número de notificações de acidentes de trabalho no Brasil ultrapassou 612 mil em 2021, apontando um crescimento que, muitas vezes, resulta em mortes.
Ainda segundo o órgão, o descaso com a oferta de treinamento e de equipamentos de segurança por parte da empresa empregadora é uma das grandes causas do número elevado de acidentes e óbitos.
Junto com os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e a capacitação técnica dos colaboradores, a chave de segurança integra um conjunto de medidas importantes para preservar a saúde de profissionais da indústria.
Cumprimento de regulamentações de segurança
A indústria que executa atividades de alto risco deve utilizar a chave de segurança em suas operações.
É uma responsabilidade da empresa empregadora e uma obrigação prevista nas normas regulamentadoras, como a NR 12, sobre a qual falamos anteriormente. A ausência da peça pode incidir em sanções legais após a verificação dos órgãos fiscalizadores.
Vale ressaltar que, além de garantir um ambiente mais seguro para o operador, a chave de segurança também ajuda na construção da reputação da marca no mercado.
Uma empresa comprometida com as normas legais está mais propensa a formar parcerias construtivas e lucrativas, já que outras organizações utilizam critérios de segurança para escolher seus parceiros.
Melhoria da eficiência operacional e produtividade
As chaves de segurança interferem diretamente na eficiência operacional da indústria, uma vez que garante o bom desempenho de máquinas e equipamentos. Além disso, o trabalho dos operadores também é estimulado, já que pode ser executado plenamente.
Esses benefícios resultam em outra vantagem muito importante para a indústria, que é a produtividade. Máquinas em pleno funcionamento e operadores com alto rendimento no seu trabalho produzem mais e melhor e impulsionam a lucratividade do negócio.
Leia também: Projeto de automação industrial: o que não pode faltar?
Tecnologias aplicadas em chaves de segurança
O uso da chave de segurança depende do monitoramento das máquinas em operação. Isso porque é a partir da identificação de uma situação de risco que o equipamento é, de fato, desligado.
O monitoramento das máquinas acontece, principalmente, através de dois dispositivos: o relé de segurança e o CLP (Controlador Lógico Programável).
O relé de segurança é um equipamento simples que, após acoplado à máquina em operação, identifica e monitora o seu padrão de comportamento, sendo capaz de gerar sinais de alerta e tomar decisões diante de situações emergenciais.
Ele pode controlar uma máquina por vez ou um conjunto de equipamentos, sem perder a eficiência e ampliando a segurança da indústria.
O CLP é um dispositivo eletrônico frequentemente usado no segmento industrial para gerenciar equipamentos de segurança, como é o caso da chave de segurança.
É uma espécie de computador, que executa diversas funções de forma automática e instantânea. O monitoramento, o gerenciamento e o comando de chaves de segurança são algumas dessas tarefas.
Por meio de sensores, o CLP captura os dados que precisa, faz o processamento e toma decisões com base nos resultados obtidos após a análise.
Vale destacar que os atuadores também são usados para detecção da abertura da porta de proteção e para o seu travamento.
Alkane: soluções eficientes em automação e segurança industrial
A chave de segurança é um item de uso obrigatório pelas empresas para manter a segurança dos operadores de máquinas industriais. Além disso, ela colabora com o aumento da produtividade e a qualidade do ambiente de trabalho.
Conheça as chaves de segurança disponíveis no catálogo da Alkane. Trabalhamos com as melhores marcas do mercado para que a sua empresa tenha a garantia de qualidade.
Categorias: Indústria