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Controle de qualidade industrial: como fazer?

Controle de qualidade industrial: como fazer?

O controle de qualidade industrial reúne uma sequência de etapas com o objetivo de aumentar o desempenho operacional do processo produtivo de uma indústria. Saiba como aplicar essas técnicas na sua empresa?

O que é controle de qualidade industrial?

O controle de qualidade industrial é uma estratégia adotada pelas empresas com o objetivo de aperfeiçoar seus processos, serviços e produtos, reduzindo os erros de produção e a insatisfação do consumidor.

Por meio de técnicas e parâmetros pré-definidos, a indústria estabelece um padrão que servirá de modelo a ser seguido pela sua produção. A ideia é atingir esse nível ou, até mesmo, ultrapassá-lo.

A atividade pode ser exercida por um setor específico da própria indústria, mas também pode ser aplicada por uma empresa contratada especialmente para este objetivo.

Quando executado corretamente, o controle de qualidade ajuda a reduzir os seguintes problemas:

  1. erros graves que podem colocar em risco a vida do consumidor, como o defeito em uma peça importante;
  2. crescimento das devoluções e dos serviços de assistência técnica, por causa da baixa qualidade do produto.

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Por que é importante fazer controle de qualidade na indústria?

Além de um controle maior sobre o negócio, o monitoramento auxilia na descoberta de boas oportunidades, otimiza o fluxo das operações e estimula o cumprimento adequado das atividades. Confira outras vantagens:

Redução de custos

O controle de qualidade permite uma gestão otimizada dos recursos aplicados, incluindo os operacionais e humanos, além do tempo investido em cada uma das atividades.

Com um processo mais eficiente e menos propenso a erros, temos também menos desperdício de matérias-primas e insumos, eficiência energética e, ao final de tudo, redução geral das despesas industriais.

Melhoria da reputação da marca

Com um controle de qualidade industrial corretamente aplicado, a empresa alcança objetivos muito valiosos, como o aumento da qualidade da produção e a satisfação de clientes e parceiros.

Esses fatores são pilares importantes para a construção de uma boa imagem da empresa no mercado, contribuindo para a sua competitividade mesmo em meio a uma grande concorrência.

Aumento da satisfação do cliente

Como já destacado, quando o controle de qualidade industrial não recebe a importância que merece, a empresa precisa lidar com produtos defeituosos e suas consequências, como devoluções e danos físicos.

Além de desafiadoras para a empresa, essas situações são ainda mais desagradáveis para o consumidor, que fica frustrado com o produto ou serviço.

Quando tem uma má experiência, o cliente não volta a comprar da marca, não a recomenda para outras pessoas e pode fazer uma propaganda negativa da empresa, o que é muito prejudicial para o negócio.

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Como fazer o controle de qualidade industrial?

Para aplicar as técnicas de controle de qualidade industrial é preciso de organização e planejamento. Confira as etapas e saiba como tirar o seu projeto do papel:

Análise da situação atual 

O primeiro passo é avaliar a situação da empresa atualmente, com descrição de todos os processos existentes. Em seguida, identifique os pontos de melhoria e também os pontos fracos.

A análise inicial é fundamental para saber onde a empresa está errando, onde está acertando e o que é possível mudar para aprimorar o seu desempenho. É importante fazer uma avaliação honesta, porque os passos seguintes serão definidos com base nessa primeira inspeção.

Estabelecimento de padrões de qualidade 

A etapa seguinte é a definição dos critérios e padrões de qualidade para seus produtos e processos. Ou seja, é hora de definir o nível de excelência que você deseja para a sua produção.

Todo o processo de fabricação deve ser voltado para esse objetivo e a equipe precisa estar ciente de que não serão aceitos resultados diferentes daquilo que foi estabelecido.

Para que não reste dúvidas, a comunicação sobre os padrões de qualidade deve ser clara, precisa e acessível a todos sempre que for necessário.

Treinamento da equipe

A busca pela qualidade deve ser o objetivo de todos e só funcionará se toda a equipe, de todas as áreas, fizer a sua parte. Por isso, investir em treinamento constante é fundamental.

Durante o treinamento, a equipe saberá a importância dessa mudança, conhecerá o seu papel como agente transformador e poderá obter informações técnicas sobre a produção, para aperfeiçoar o seu trabalho.

Uma forma de obter mais rendimento e engajamento dos colaboradores e fazê-los vestir a camisa da empresa é criar políticas de incentivo, com premiações em caso de cumprimento de metas e outros benefícios.

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Implementação de ferramentas e técnicas de controle

Existem vários métodos que podem ser usados para aplicar o controle de qualidade. Confira algumas opções:

PDCA

A sigla significa Plan, Do, Check e Adjust. Em português, quer dizer planejar, fazer, verificar e ajustar. É uma metodologia muito usada para a padronização de processos e estabelece um roteiro simples para seguir.

Six Sigma

O Six Sigma usa dados estatísticos para reduzir a variação do que foi produzido, mantendo o equilíbrio da produção de forma que essa alteração não seja ruim para o consumidor e nem para a empresa.

5S

O método 5S estabelece 5 pilares para organizar uma empresa. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de normalização e senso de disciplina.

O gestor deve analisar cada método e aplicar as técnicas de acordo com as necessidades da empresa, trazendo os resultados desejados.

Monitoramento e análise de resultados 

O acompanhamento do controle de qualidade deve ser feito em todas as etapas do processo. O objetivo é identificar falhas e corrigi-las na hora em que acontecem para evitar sua expansão.

Além disso, o monitoramento contínuo possibilita a identificação de oportunidades de melhoria.

Uma forma eficiente de verificar a evolução do processo é aplicar os indicadores-chave de desempenho, também chamados de KPIs.

Alguns indicadores importantes são:

  • Índice de eficiência: mede a relação entre produtividade e disponibilidade de recursos;
  • Índice de eficácia: foca nos resultados esperados, como a satisfação do consumidor, a vida útil do produto, confiabilidade, etc;
  • Índice de qualidade no atendimento: analisa o pós-venda e mede a satisfação do consumidor.

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Exemplos de aplicação do controle de qualidade na indústria

O controle de qualidade é aplicado em todos os tipos de indústria. Na indústria automotiva, o monitoramento segue um rigoroso processo para que o consumidor tenha não só uma experiência confortável e dinâmica na condução de um veículo, mas que também tenha segurança.

Para isso, os padrões elaborados fazem severas exigências em relação à qualidade das peças e componentes dos veículos, estendendo os pontos de atenção aos fornecedores desses itens.

As empresas automobilísticas utilizam planilhas e métodos estatísticos para manter a produção dentro dos padrões e identificam as falhas por meio de auditorias internas e externas, auxiliadas por tecnologias cada dia mais modernas.

Outro segmento que adota um rígido sistema de controle de qualidade é a indústria farmacêutica

A inspeção percorre todo o processo de fabricação, desde a escolha dos insumos, embalagens até o transporte dos produtos, fundamental para a integridade dos itens fabricados.

São realizados testes laboratoriais, análises e inspeções de amostras e de matérias-primas, com execução de diferentes métodos de avaliação, para aprovar ou reprovar os produtos produzidos.

Na indústria alimentícia, o objetivo do controle de qualidade é evitar que o consumidor contraia qualquer doença decorrente de um produto contaminado ou estragado.

As diversas características dos alimentos são verificadas, incluindo o sabor, a textura, a aparência, as calorias e o uso de ingredientes artificiais, como corantes e conservantes, por exemplo.

Além disso, é feito um investimento rigoroso em higiene, capacitação profissional, padronização de processos e atenção a todas as regulamentações impostas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

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Estratégias para superar os desafios no controle de qualidade industrial 

O controle de qualidade industrial oferece muitas vantagens. Mas, é fato que a sua aplicação envolve a superação de desafios inerentes à atividade.

Saiba quais são esses desafios e como driblá-los:

Entendimento das necessidades do cliente

Só é possível atingir a satisfação do cliente quando sabemos o que ele deseja. Por isso, é importante conhecer o seu público, descobrir suas necessidades e, a partir dessas informações, pensar em formas de melhorar a sua experiência.

Engajamento dos funcionários

A participação ativa da equipe de trabalho é fundamental para a execução correta dos métodos de controle de qualidade. Portanto, invista em treinamento, capacitação, conscientização e políticas de incentivo.

Investimento em tecnologia

Para implementar o controle de qualidade industrial, o investimento em tecnologia é essencial. São os recursos tecnológicos que irão simplificar e automatizar tarefas, tornando-as mais eficientes e econômicas, além de mais rápidas e produtivas.

Para driblar o pouco orçamento disponível, a dica é começar aos poucos, optando por melhorar aquela área ou processo considerado mais relevante para a indústria naquele momento.

Gestão de mudanças

Além dos funcionários, a equipe de gestão também deve estar disposta a mudar suas concepções e se adaptar às mudanças, principalmente em relação às novas tecnologias e inovações.

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