Indústria

Projeto de automação industrial: o que não pode faltar?

Projeto de automação industrial: o que não pode faltar?

A automação deixou de ser um diferencial nas empresas para se tornar uma necessidade. O primeiro passo para garantir a adequação que o mercado exige é a criação de um projeto de automação industrial. Vamos saber como tirar esse planejamento do papel?

Panorama atual da automação industrial

O avanço das tecnologias digitais tem beneficiado inúmeros setores, domésticos e profissionais, e não seria diferente com a indústria. Essa transformação, aliás, não é recente.

Pelo contrário, é uma evolução que já vem acontecendo há bastante tempo e teve seu ápice no século XVIII, quando as fábricas vivenciaram os avanços da Revolução Industrial, que colocou as máquinas como centro da produção.

Hoje, as máquinas continuam sendo os personagens principais da indústria, mas ganharam novas funcionalidades com as inúmeras vantagens da automação industrial.

Otimização de processos, aumento da produtividade e simplificação das operações são algumas das muitas vantagens da automação industrial, sobre as quais falaremos a seguir.

Leia também: Guia completo sobre instalação elétrica industrial

Benefícios da automação industrial 

A automação industrial chegou para facilitar o trabalho da indústria em todos os aspectos. Conheça um pouco mais sobre as vantagens percebidas com a aplicação desses recursos:

Aumento da eficiência operacional

A eficiência das operações é um dos benefícios mais visíveis da automação industrial. Este é o resultado de máquinas autônomas e de procedimentos mais rápidos, simples e produtivos, aliados à diminuição da interferência humana, em alguns casos, reduzida a zero. 

Assim, os processos são menos suscetíveis a falhas, exigem menos correções, as decisões são tomadas com mais rapidez e de forma precisa, conferindo agilidade e eficiência à produção.

Redução de custos

Na automação industrial, a necessidade de retrabalho diminui devido à precisão e eficiência dos processos. Com isso, há menos custo com aquisição de material e com uso de energia elétrica, água, papel, entre outros insumos.

Por serem mais eficientes, as máquinas se tornam mais duráveis e menos sujeitas à manutenção, que exige trocas e substituições de peças.

Por fim, a indústria reduz os custos relacionados à contratação de pessoal, uma vez que boa parte do trabalho operacional é realizado por equipamentos industriais.

Melhoria da qualidade do produto

Isso acontece porque as máquinas ganham mais autonomia, precisão e agilidade, mesmo quando precisam produzir em grande quantidade e executando tarefas complexas.

A automação permite ainda que o acabamento e a uniformidade sejam reproduzidos em todas as unidades dos produtos fabricados, independente do volume produzido.

Aumento da segurança do trabalho

A segurança do trabalho reúne estratégias com foco na prevenção e redução de acidentes laborais. A automação industrial também tem um papel importante nessa tarefa.

A automação reduz o contato do colaborador com máquinas e com materiais perigosos, além de diminuir a atuação desse profissional em ambientes insalubres e remotos.

As tecnologias também facilitam o processo de manutenção dos ativos, aumentando a sua vida útil e reduzindo o número de acidentes causados por falhas inesperadas, curtos-circuitos ou desempenho irregular da máquina.

Essas ações são imprescindíveis para proporcionar um ambiente seguro, produtivo e estável aos profissionais.

Leia também: Planta elétrica: o que é, como fazer e importância

Flexibilidade e adaptabilidade

A automação industrial permite uma produção personalizada, de acordo com a demanda do mercado e conforme as necessidades da empresa. Isso porque as máquinas inteligentes conseguem se adaptar facilmente às alterações e ajustes, flexibilizando a produção e os resultados.

É essa capacidade de flexibilização e de adaptação que faz com que uma grande quantidade de produtos seja criada com características específicas e singulares, conforme a demanda de um determinado público consumidor.

Controle de qualidade

O controle de qualidade tem o papel de garantir que todos os produtos atendam aos parâmetros definidos pela empresa. O objetivo é evitar ao máximo a incidência de itens inacabados e inadequados.

Para atender a esse quesito, a automação industrial utiliza:

  • softwares e programas de controle;
  • monitoramento em tempo real;
  • rastreio de alterações;
  • reparos em tempo ágil;
  • sensores que regulam o alcance de parâmetros estabelecidos, gerando alarmes em caso de falhas etc.

Tudo isso contribui para a padronização da produção e para a redução dos produtos defeituosos, rejeitados pelo mercado e que incidem em vários custos para a unidade fabril.

Aumento da capacidade de produção 

A automação industrial é responsável por processos mais simples, rápidos e eficientes, fatores que elevam o volume de produção. Como resultado, as máquinas produzem mais em menos tempo.

O aumento da produtividade também está relacionado ao trabalho dos profissionais, agora dedicados a tarefas mais complexas e valiosas para a empresa e não mais concentrados em atividades repetitivas e puramente operacionais.

Decisões baseadas em dados

A coleta e a análise de dados também são pontos positivos da automação industrial, tarefas realizadas pelos sistemas de controle e pelas ferramentas de gestão e compartilhamento de informações.

Em um planejamento estratégico, os dados, relacionados aos ativos e à produção, são usados pela gestão para embasar as decisões, com mais critério, segurança e eficiência.

Leia também: O que é e para que serve um relé de segurança?

Etapas para elaboração de um projeto de automação

Vamos conhecer um passo a passo de como criar um projeto de automação que atenda às demandas da sua empresa? Confira:

1. Levantamento das necessidades 

O primeiro passo é descobrir as principais necessidades da indústria, aquilo que é mais urgente e importante para o negócio. Esse levantamento pode ser feito por meio de relatórios emitidos por cada setor e com a ajuda de especialistas, já experientes nesse tipo de avaliação. 

2. Análise de viabilidade 

Essa análise deve explorar o aparato financeiro, tecnológico e operacional da empresa e avaliar se o investimento desejado é viável nesse momento. 

Duas métricas muito importantes que devem ser calculadas são o ROI (Retorno sobre Investimento) e o TCO (Custo Total de Propriedade)

O ROI mensura o retorno que a empresa terá com base no investimento realizado. Já o TCO fará um somatório de todas as aquisições previstas, facilitando a gestão financeira da empresa.

3. Seleção de tecnologias e equipamentos 

Com o orçamento, é hora de escolher as tecnologias disponíveis e definir as suas aplicações. Ressaltamos que, apesar da variedade de itens disponíveis no mercado, é preciso manter o foco no que é necessário.

Na hora de selecionar esses materiais, a dica é priorizar a qualidade e a durabilidade dos dispositivos, o que é determinante para um resultado satisfatório e durável.

4. Implementação e testes 

Esse é o momento de testar as aplicações, verificar se todas estão corretas e de acordo com as necessidades identificadas lá atrás, na avaliação inicial. A fase de testes deve ser intensa e repetitiva. A ideia é não deixar passar nenhuma falha que possa comprometer a fluidez do projeto.

5. Treinamento e integração 

Por fim, temos a integração do novo projeto de automação com os sistemas já utilizados pela indústria. Essa combinação deve acontecer com fluidez e sem instabilidades, de forma a dar continuidade às operações.

A capacitação da equipe de trabalho para operar e manter os sistemas é fundamental. Por esta razão, é preciso investir em treinamentos.

Não é só automação, é inovação. Alkane: soluções inteligentes que levam seu projeto além! Transforme o seu projeto!

Principais desafios em projetos de automação industrial 

Implementar um projeto de automação industrial é uma necessidade real das empresas, mas que pode esbarrar em obstáculos. Conheça os principais desafios e saiba como superá-los:

Necessidades distintas

Na avaliação inicial do projeto, pode ser que surjam necessidades distintas, como o desejo de aumentar a produtividade ou de reduzir as falhas na produção. Contudo, é importante focar em um objetivo por vez.

Investimento financeiro

A automação industrial requer um investimento financeiro considerável. Para driblar esse desafio, a dica é começar aos poucos, priorizando as urgências e o que pode trazer benefícios a curto prazo.

Escolha do fornecedor

Prefira sempre um fornecedor que ofereça garantias do serviço prestado, que tenha experiência e seja bem avaliado no mercado. São estratégias importantes para evitar transtornos e garantir uma parceria de sucesso.

Adaptação da equipe de trabalho

Implementar um sistema moderno e eficiente pode não trazer muitos resultados se a equipe não tiver a competência necessária para operar todos os recursos. Por isso, treinamento é fundamental.

Leia também: Como aumentar a eficiência energética na indústria?

Tendências futuras para automação industrial 

Os projetos de automação industrial também estão evoluindo com o fortalecimento das novas tecnologias, em especial, as tendências que fazem parte da Indústria 4.0.

Chamada de quarta revolução industrial, a Indústria 4.0 é um conceito que surgiu por volta de 2010 e que defende a aplicação de tecnologias mais modernas no desempenho da produção industrial, como a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas (IoT).

Produzir mais, reduzir custos, melhorar a qualidade do produto, prevenir e reduzir acidentes são algumas das muitas vantagens percebidas pela automação e potencializadas pela Indústria 4.0.

Diante desse cenário promissor, os projetos de automação também têm se aperfeiçoado, com a utilização de:

  • sensores e dispositivos IoT;
  • sistemas de supervisão e controle;
  • interface homem-máquina;
  • impressão 3D;
  • máquinas totalmente independentes;
  • robótica. 

A ideia é aperfeiçoar ainda mais essas ferramentas, explorando ao máximo a sua capacidade e, como consequência, melhorar os resultados da indústria e também a sua lucratividade.

Alkane: sua melhor solução em automação

Investir em automação industrial significa aumentar a longevidade do seu negócio e garantir a permanência da sua empresa entre os maiores players do mercado. A Alkane tem as melhores soluções para elevar o padrão da sua empresa com inovação e autonomia. Conheça os nossos serviços.

Categorias: Indústria